Pesquisar este blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dicas: carne vermelha

"Não há carne de segunda, mas, sim, animal de segunda, corte de segunda e preparações de segunda"

  • Uma boa escolha: O vermelho brilhante, mais claro para os cortes do traseiro e um pouco mais escuro para os do dianteiro, é indicativo de carne de boa qualidade. O tipo de corte também interfere: a divisão das peças deve ser feita pelas membranas de ligação, respeitando-se o formato e a direção das fibras. E, internamente, e importante observar o sentido das fibras e fazer um corte transversal à direção delas, para evitar encolhimento e rigidez.
  • A peça certa para o uso certo: Saiba antes o que vai preparar para depois comprar a carne. Quando você quer conservar o sucos internos - como em filés, churrascos, assados e grelhados - escolha carnes do traseiro. Já em cozidos ou ensopados, ou para um molha mais acentuado, as melhores peças são as de fibras menos macias, como as do dianteiro ou, então, o lagarto e o coxão duro. Cortes como acém, o pescoço ou o peito dão excelentes assados de panela, pois o cozimento "solta" as fibras, deixando a carne macia e o molho muito saboroso.
  • A receita adequada para cada tipo de corte: Igualmente importante é saber usar bem os temperos, tirando o máximo proveito do sabor da carne.
Dicas Maggi

0 comentários: